segunda-feira, 11 de março de 2013

E nem

Sabem o Exame Nacional do Ensino Médio? É o Enem.

Tem um 'quase xará', o e nem. Quando aparece lá no jornal, eu brinco: "E nem é o Exame Nacional do Ensino Médio".

Isso porque na maioria das vezes o e está sobrando na frase.

Muitas pessoas se esquecem de que o nem equivale a e não. Usamos em enumerações em frases com ideia negativa.

Não fomos à praia nem conseguimos ingressos para o cinema.

O governo não baixou os impostos nem concedeu empréstimo.

Bastante gente coçaria a mão para botar um e antes dos néns. Está errado? É crime hediondo? Eu diria que é uma repetição desnecessária. Logo, fica mais elegante se você for econômico.

Mas há uma situação, pelo que me lembro, em que o e nem é obrigatório. É quando o nem traz a ideia de mesmo. Aliás, vocês podem usar o mesmo como teste. Vejam:

Fiquei triste, nem quis sair do quarto, e nem meu cachorro conseguiu me animar.

Deu para entender a diferença? O primeiro nem equivale a e não (na verdade, se eu colocasse apenas não a frase continuaria certa); já no segundo, a gente pode inserir mesmo sem mudar o sentido.

2 comentários:

Neusa disse...

Dudu, adorei! Serei fequentadora assídua do seu espaço e aproveitarei muito suas dicas.
Beijos

Neusa

Neusa disse...

Dudu, adorei! Serei frequentadora assídua do seu espaço.

Beijos

Neusa